Receba o Informativo por email




IPVA terá desconto de até 24% a partir de hoje (24/12/2008).

O desconto máximo é concedido a quem não teve multas entre novembro de 2006 e outubro de 2008

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2009 com o desconto máximo de até 24% começa nesta quarta-feira e se estende até 9 de janeiro.

Para o contribuinte que fizer esta opção, os descontos variam de 10,79% a 24,17%. Os 10,79% valem para quem não tem direito ao desconto do Bom Motorista, os 19,71%, são para quem não teve multas entre novembro de 2007 e outubro de 2008. O desconto máximo é concedido a quem não teve multas entre novembro de 2006 e outubro de 2008.

O pagamento antecipado poderá ser feito até março, com descontos variáveis. Para o pagamento parcelado, a primeira parcela deve ser quitada até 30 de janeiro, e as demais, em fevereiro e março.

Os proprietários que não optarem pelo pagamento antecipado terão seus vencimentos entre abril e julho, conforme a placa do veículo.

Valor do seguro não está incluído

Ao contrário dos anos anteriores, o boleto do imposto enviado pela Secretaria da Fazenda aos contribuintes não virá com o valor do seguro obrigatório (DPVAT). Na momento do pagamento, o contribuinte deve solicitar no banco o preço da tarifa, que sofreu reajuste de mais de 10% – o valor para donos de automóveis subiu de R$ 84,87 para R$ 93,87. A taxa para caminhões e motos também aumentou.

– Houve um atraso na definição dos valores, então tivemos de enviar a correspondência sem o seguro obrigatório, mas o valor já estará disponível nos bancos para o pagamento – explica o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin.

Quem não receber a correspondência do IPVA pode solicitar o valor da taxa diretamente nas agências do Banrisul, Bradesco e Banco do Brasil (exclusivo para clientes). Pelo site da Secretaria Estadual da Fazenda (www.sefaz.rs.gov.br) é possível verificar o valor do imposto, calculado sobre o preço de mercado do veículo.

O documento definitivo de 2009 só é emitido após pagamento de todas as tarifas (IPVA, seguro obrigatório, licenciamento e multas, se houver).

 

Fonte: ZERO HORA